Uma pesquisa da GDC revelou que um terço dos estúdios de jogos AAA estão trabalhando em títulos de serviço ao vivo — reforçando a crescente aposta desse modelo na indústria. No entanto, o chefe do Xbox, Phil Spencer, afirmou em entrevista recente ao Xbox Era que nem todo game deve seguir essa abordagem, já que nem todas as histórias ou conceitos criativos são compatíveis com esse formato.

O executivo também enfatizou ao veículo a importância de manter a diversidade na indústria e permitir que jogos menores e experiências singleplayer continuem existindo. Bem, apesar da fala de Spencer, a Microsoft possui grandes títulos de serviço ao vivo sob sua gestão — especialmente após a aquisição bilionária da Activision Blizzard, que trouxe franquias como Overwatch 2 e Call of Duty ao catálogo.

Certamente, a empresa também continua investindo forte em experiências singleplayer — como Avowed, que chega ao Xbox Series, PC e Game Pass nesta terça (18), South of Midnight, Obscur: Expedition 33 e muitos outros.

Além disso, Spencer reforçou que títulos mais curtos e sem mecânicas de monetização, como Limbo, são fundamentais para o setor e devem continuar sendo valorizados — tanto pelos jogadores quanto pelos estúdios.

Xbox Series perdeu a “guerra de consoles” da geração?

Na mesma entrevista, Spencer também deu mais detalhes sobre a estratégia da empresa em lançar os jogos do Xbox no PS5.

Segundo o executivo, agora a Microsoft prioriza os 70% de receita que recebe ao vender seus títulos em plataformas concorrentes — em vez de focar na ideia de atrair jogadores para os consoles Xbox. Vale lembrar que a Sony cobra uma taxa de 30% nas vendas de títulos da Microsoft na PS Store.

Além disso, o executivo destaca que tentar convencer os jogadores de PS5 a migrarem para o Xbox Series já não é mais uma estratégia viável.

Ele afirma que muitos preferem permanecer em suas plataformas devido às bibliotecas ou preferências pelo controle — e a Microsoft também deseja alcançar esse público, mas oferecendo seus títulos a ele. Não foi uma afirmação, mas o executivo praticamente declarou derrota no que diz respeito à “guerra de consoles” da geração.

“Obviamente, ganhamos mais em nossa própria plataforma, e essa é uma das razões pelas quais investir em nosso próprio console é importante”, disse ao Xbox Era. ”Não estou mais tentando mover todos para o Xbox. Estamos todos investidos em onde nossos jogos estão, vamos apenas permitir que mais pessoas joguem”.

Spencer também falou do logo da PlayStation na apresentação dos jogos do Xbox

Em outra parte da entrevista, Spencer foi questionado sobre o motivo pelo qual o recente Developer Direct do Xbox mostrou os logos da PlayStation para os jogos que estavam sendo apresentados no evento da Microsoft.

Segundo o executivo, é mais uma questão de “transparência”. Ele explica que não esconderá esse fato na tentativa de sugerir que o Xbox é a única opção para jogar o título em questão.

“Eu só quero ser transparente com as pessoas”, respondeu Spencer. “Se estamos lançando no Nintendo Switch, vamos colocar isso, se estamos lançando no PlayStation, se estamos na Steam, as pessoas devem saber as vitrines onde podem obter nossos jogos”.

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