Após diversos usuários apontarem que placas como a RTX 5090 foram enviadas com uma contagem inferior de ROPs no chip, a Nvidia confirmou o defeito nessas placas de vídeo. Em nota, a companhia admite o erro e aponta que somente 0,5% das GPUs comercializadas têm o problema, que pode alavancar perdas de performance.

“Identificamos um problema raro que afeta menos de 0,5% (meio por cento) das GPUs GeForce RTX 5090 / 5090D e 5070 Ti, que têm alguns ROPs a menos do que o especificado. O impacto médio no desempenho gráfico é de 4%, sem impacto nas cargas de trabalho de IA e computação. Os consumidores afetados podem entrar em contato com o fabricante da placa para uma substituição. A anomalia de produção foi corrigida”, disse a Nvidia em nota enviada ao Tom”s Hardware.

O comunicado confirma que é um problema generalizado, mas felizmente atinge poucas unidades. Contudo, apesar da Nvidia citar que apenas as RTX 5080 e RTX 5070 Ti são afetadas, um usuário com uma RTX 5080 descobriu que sua GPU também tem oito ROPs a menos do que deveria — e inclusive é a versão Founders Edition da própria Nvidia.

Outro ponto de discordância é a respeito da queda de desempenho. Embora a RTX 5090 com menos dessas estruturas realmente perca em torno de 5%, benchmarks do site ComputerBase indicam quedas de até 12% em benchmarks sintéticos, como o 3DMark, ao utilizar a RTX 5070 Ti defeituosa.

Gráfico comparativo da RTX 5070 Ti com menos ROPs
Desempenho médio da RTX 5070 Ti normal é 9% maior do que o modelo com menos ROPs (Imagem: ComputerBase/Reprodução)

Nvidia errou feio

Não tão populares assim, os ROPs (Raster Operations Pipeline) são estruturas especializadas para reunir informações e dados sobre os pixels na construção da imagem, além de desempenharem papel no anti serrilhado. Em geral, o problema faz com que todas essas GPUs tenham menos oito ROPs do que deveriam ter.

Antes, acreditava-se que o problema era exclusivo de certas marcas, mas afeta GPUs de fabricantes como Zotac, MSI, Gigabyte, Manli, etc. Com esse padrão, e pelo fato do chip defeituoso aparecer também nas RTX 50 Founders Edition, tudo leva a crer que o problema original ocorreu durante a fabricação da Nvidia.

O que mais impressiona é que o erro passou não somente pela Nvidia, uma das maiores empresas do mundo, como também por diversas parceiras. Inclusive, a resposta bem rápida da Nvidia sobre os casos indicam que a empresa tinha alguma noção sobre o erro — e aparentemente resolveu ficar calada até não poder mais.

Como não é possível ativar esses ROPs via atualização, os usuários afetados devem contatar os fabricantes dos modelos e solicitar a troca da GPU.

E o que você acha disso tudo? Continue ligado no TecMundo para atualizações sobre o caso e saiba quando os estoques das RTX 50 podem começar a melhorar.


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