A indústria de games segue a todo o vapor no início de 2025 — e esse começo de ano está bem movimentado. Ações da Take-Two batendo recorde histórico após a nova confirmação de GTA 6 para 2025 e a queda recente de quase 24 horas da PlayStation Network são apenas algumas das principais notícias no Checkpoint do Voxel.
Mas, certamente, tem muito mais! Esta semana, Andrea Pessino, co-fundador da Ready At Dawn, estúdio da Sony responsável por The Order: 1886 que atualmente está de portas fechadas, quebrou o silêncio e falou, quase 10 anos depois, os motivos pelos quais o polêmico exclusivo de PS4 nunca teve uma sequência.
Além disso, um dos jogos mais amados pelos jogadores da era PS1, Digimon World, pode receber um tratamento digno de nova geração e chegar ao PC com diversas melhorias — mas sem perder a sua essência.
Enquanto isso, confira a seguir as principais notícias de games da semana que foram destaque aqui no Voxel!
Ações da Take-Two batem recorde histórico após publisher reafirmar que GTA 6 chega em 2025
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A Take-Two reafirmou, em seu mais recente relatório fiscal, que GTA 6 será lançado até o final de 2025. A confirmação impactou positivamente o mercado financeiro, levando as ações da empresa a atingirem um valor recorde de US$ 210 por unidade — um aumento de aproximadamente US$ 35 em relação ao fechamento anterior.
A valorização sugere um forte otimismo dos investidores em relação ao futuro da franquia, embora outros fatores do relatório também possam ter influenciado esse crescimento.
O novo patamar das ações supera o recorde anterior registrado em 2021, período de alta no setor de entretenimento digital impulsionado pela pandemia de COVID-19. Para efeitos de comparação, quando GTA V foi lançado em 2013, as ações da Take-Two eram negociadas a cerca de US$ 17.
PSN já ficou mais de 20 dias fora do ar em 2011 por conta de ataque hacker
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Na última sexta-feira (07), a PSN enfrentou instabilidades que deixaram os servidores offline por quase 24 horas, afetando jogadores de PS4 e PS5. O serviço começou a apresentar problemas por volta das 21h e só foi completamente restabelecido no dia seguinte.
Embora quedas ocasionais sejam comuns, a duração dessa interrupção foi atípica, sendo a mais longa em mais de 13 anos. A última vez que a PSN ficou tanto tempo fora do ar foi em 2011, quando um ataque hacker comprometeu dados dos usuários e o serviço ficou inativo por cerca de 20 dias. Relembre a ocasião no link abaixo!
Diretor explica motivo pelo qual The Order: 1886 nunca teve uma sequência
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Lançado em 2015 para PS4, The Order: 1886 chamou atenção por sua ambientação vitoriana e gráficos cinematográficos, mas recebeu críticas pela curta duração e excesso de cutscenes.
Quase uma década depois, Andrea Pessino, co-fundador da Ready At Dawn, revelou que a recepção da crítica influenciou diretamente a falta de uma sequência.
Em entrevista ao canal MinnMax, Pessino afirmou que, se o jogo tivesse alcançado notas um pouco mais altas, uma continuação poderia ter acontecido.
No Metacritic, The Order: 1886 tem média de 63 pontos, o que, segundo ele, não foi suficiente para convencer a Sony a seguir com a franquia.
Digimon World, um dos maiores clássicos da era PS1, pode ter novo port no PC
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A GOG, bastante conhecida por preservar jogos clássicos, pode trazer Digimon World para sua plataforma — seguindo o sucesso de relançamentos como Resident Evil e Dino Crisis.
O jogo foi recentemente adicionado ao programa GOG Dreamlist por um fã, que desejava uma versão modernizada do clássico. Atualmente, o título só está disponível através de um port coreano de qualidade questionável.
A iniciativa rapidamente ganhou força na comunidade, acumulando quase 23 mil votos em pouco tempo. Em publicação no X (antigo Twitter), a GOG destacou o impacto da mobilização, afirmando que os fãs de Digimon impulsionaram o clássico ao topo da lista de desejos da plataforma — certamente, gerando grande expectativa sobre um possível relançamento.
Franquia Call of Duty quase pertenceu à EA em algum momento
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Em entrevista ao podcast Grit, Bobby Kotick, ex-CEO da Activision, revelou que a Electronic Arts tentou comprar a Activision e a Blizzard em diversas ocasiões, mas não obteve sucesso nas investidas.
Durante a conversa com Bing Gordon, ex-diretor criativo da EA, os executivos discutiram como essas negociações poderiam ter mudado o cenário dos jogos de guerra, já que a EA poderia ter assumido o controle de franquias como Call of Duty e Battlefield.
Além da revelação, Kotick e Gordon abordaram desafios em fusões e aquisições, incluindo a compra da Bizarre Creations pela Activision por US$ 80 milhões, encerrando suas atividades apenas dois anos depois.
Gordon também comentou sobre decisões estratégicas da EA, como a aquisição da PopCap — enquanto a Activision investia na King, responsável por Candy Crush.
Primeiro evento de PlayStation de 2025 aconteceu esta semana
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E o primeiro evento de PlayStation de 2025 aconteceu esta semana. O State of Play foi apresentado na última quarta (12) e trouxe diversas novidades para os fãs da gigante japonesa.
Entre os destaques, foram revelados Digimon Story: Time Stranger, um novo projeto dos criadores de GTA chamado MindsEye, e as primeiras imagens de Saros, que promete ser um dos próximos grandes títulos da Sony.
Além disso, a transmissão confirmou a data de lançamento de Metal Gear Solid Delta: Snake Eater e Borderlands 4, além do anúncio do remaster de Days Gone. O evento teve duração de aproximadamente 45 minutos e apresentou uma série de novidades para o catálogo da PlayStation.
Astro Bot é o grande vencedor do DICE Awards 2024
A 28ª edição do DICE Awards rolou recentemente e Astro Bot venceu o prêmio de Melhor Jogo do evento. Organizado pela Academy of Interactive Arts & Sciences (AIAS), a premiação também teve Helldivers 2, Balatro e Indiana Jones levantando a taça em diversas categorias.
Além dos prêmios para jogos, o DICE Awards 2024 homenageou dois grandes nomes da indústria: Reggie Fils-Aimé, ex-presidente da Nintendo of America, e Ted Price, fundador da Insomniac Games. Você pode conferir a lista completa dos indicados e vencedores do evento no site do Voxel.
Ubisoft seguirá apostando em jogos como serviço e mundo aberto
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E para terminar, uma polêmica: a Ubisoft reafirmou seu compromisso com jogos live service e de mundo aberto durante a apresentação dos resultados financeiros. O CEO Yves Guillemot destacou que a empresa continuará investindo fortemente nesses dois segmentos, citando títulos como Rainbow Six Siege e The Crew Motorfest como exemplos bem-sucedidos do modelo.
Entre os destaques da apresentação, Guillemot mencionou que Assassin’s Creed Shadows terá um grande lançamento em breve, com pré-vendas alinhadas às de Assassin’s Creed Odyssey, um dos títulos mais vendidos da franquia. Ele também ressaltou que a Ubisoft tem um catálogo robusto de lançamentos planejados para os próximos anos, mantendo a estratégia de lançar novos jogos anualmente dentro dessas categorias. Será que vai dar boa? Vamos aguardar para ver.
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