Crianças e adolescentes do Brasil ganharam uma nova alternativa para aprender e se conscientizar sobre cibersegurança e boas práticas no ambiente digital. O projeto é um jogo de tabuleiro chamado Segurança Online, que pode ser imprimido e jogado gratuitamente.

A iniciativa é do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), um órgão ligado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O lançamento coincidiu com o Dia da Internet Segura, que aconteceu nesta quarta-feira (12) e marca um período de maior reflexão sobre como lidar com questões de proteção de dados na internet.

Segundo os responsáveis pelo jogo, a ideia é “criar momentos lúdicos e divertidos de aprendizagem sobre o uso seguro e responsável da internet” por jovens. Pais e educadores em sala de aula podem aproveitar o momento para falar sobre riscos e cuidados em redes sociais, jogos e aplicativos de mensagem.

O jogo de tabuleiro da cibersegurança

O jogo de tabuleiro de segurança digital pode ser conferido por meio deste link no site oficial do NIC.br. Segundo as orientações, ele é voltado para crianças de 8 a 12 anos, faixa de idade em que os jovens normalmente já usam eletrônicos com frequência e entendem o funcionamento da rede.

O documento está disponível em duas versões, inclusive em uma com marcas de corte para facilitar a montagem do cenário e das peças. Os personagens selecionáveis são da Turma do Bem, um grupo criado pela própria instituição e que representa elementos de proteção digital — como um muro pegando fogo (firewall) e um funcionário com vários arquivos guardados em uma sacola (backup).  Caso você prefira, é possível também usar dados e peças já disponíveis, como botões ou materiais de outros jogos de tabuleiro.

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O tabuleiro em que acontece o jogo de segurança digital para crianças. (Imagem: Reprodução/NIC.br)

O funcionamento dele é muito similar a outros títulos de tabuleiro clássicos: cada jogador tira a sorte nos dados e anda o determinado número de casas. Algumas delas contam com boas práticas digitais que fazem você ganhar um benefício, enquanto outras indicam riscos de cibersegurança — e são esses momentos em que os adultos participantes podem aproveitar para falar sobre questões de proteção digital.

Cair na casa “Não fez backup e perdeu acesso aos seus arquivos“, por exemplo, faz você voltar ao início do jogo. Já “Pediu aos pais para instalar antivírus no computador” é um bônus que permite ao participante jogar o dado mais uma vez. O vencedor é quem conseguir chegar ao final do tabuleiro antes, tirando o número exato no dado para atingir a última casa.


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